Esse gráfico diz muito sobre a imagem e fotografia, e muitas vezes por não saber como interpretá-lo alguns fotógrafos iniciantes acabam tendo impressões erradas sobre a foto... Quando olhamos a foto no visor nós estamos vendo somente a interpretação desses dispositivos da foto. A melhor forma de saber a verdadeira informação contida naquela imagem é vendo isso graficamente, por isso o histograma!

Como ele é e como interpretá-lo: O histograma é um gráfico bem marcante para todos os fotógrafos: Nas câmeras digitais (como a que usamos atualmente Sony A7iii) o histograma costuma aparecer quando queremos mostrar mais informações / detalhes sobre a foto tirada. Nos programas de edição mais comuns como o Lightroom e o photoshop você facilmente vai encontrar uma janela chamada histograma/histogram.

Parece que é complicado, mas na verdade não é, o gráfico simplesmente “mostra” a quantidade de luz e sombra de uma imagem. Do lado extremo esquerdo encontramos a quantidade de pontos totalmente escuros e do lado extremo direito encontramos a quantidade de pontos totalmente claros. Na prática nossa câmera quer evitar fotos escuras ou fotos claras, portanto a tendência é que ela procure fazer fotos com um histograma no meio, com um pico pontudo no meio do gráfico.

Na primeira imagem o histograma tem um pico no lado esquerdo e quase nada no lado direito. Isso significa que a foto tem muitos pontos escuros. É só olhar a foto para “provar” isso: é uma foto com poucos detalhes claros.

Na segunda imagem o histograma tem um pico no lado direito. Isso significa que a foto tem enormes quantidades de pontos claros e poucos pontos escuros. Mais uma vez olhamos a foto e vemos que isso é verdade.

Sabendo agora como interpretar os gráficos você já consegue entender que ao contrário do que muitos fotógrafos iniciantes são levados a acreditar não existe histograma perfeito: existe histograma adequado pra foto ficar do jeito que você está planejando, como comprovado nas duas fotos: uma com um histograma claro, mas não estourado e então a foto está perfeita e a outra com um histograma escuro, mas não subexposto e por tanto a foto também está perfeita. Agora que você já sabe disso vai esquecer a velha história de deixar o histograma no meio e se concentrar em usar o histograma para deixar a foto perfeita do seu jeito, correto? Manda o resultado e mais dicas que vocês desejam ver aqui no blog para a gente, vamos adorar ajudar!
Vai se casar em Belo Horizonte e região e ainda não contratou foto/vídeo ? Entre já em contato e surpreenda-se com a forma que podemos contar a sua história
(31) 994128760